» » Dia do Vereador: Quando acontece e qual a Origem?

Dia do Vereador: Quando acontece e qual a Origem?

Possuímos diversos cargos políticos que fundamentam a organização do nosso país e, dentre eles, está o vereador, que possui um dia específico para si. Abaixo, entenda melhor sobre a data e também sobre o cargo:

 

Qual o Dia do Vereador?

Em 1 de Outubro de cada ano, podemos marcar no calendário que se comemora o dia do Vereador, uma data que busca acima de tudo homenagear e esse cargo público e também criar conscientização social sobre o seu papel político.

Ou seja, há a intenção com esse dia de reconhecer o trabalho desses profissionais, mas também de explicar o que de fato eles fazem, já que muitas pessoas vão às urnas sem entender esse ponto base para escolhas eleitorais.

 

Origem do Dia do Vereador

Em 1 de Outubro de 1828, não coincidentemente, foram oficializadas no Brasil as primeiras normas que buscavam regularizar o papel do vereador, estabelecendo obrigações de competência do cargo, o que havia sido organizado pela Constituição de 1824 por D. Pedro I.

Justamente por isso, em 20 de Julho de 1984 foi formalizado pela Lei de número 7.212 o dia do vereador no Brasil, uma profissão que curiosamente não era remunerada em sua origem, passando a receber pelo seu cargo apenas a partir da década de 1960.

 

O que faz um Vereador?

O vereador está dentre os cargos nos quais podemos votar, sendo uma profissão eleita democraticamente para nos representar na esfera municipal, realizando na mesma um papel similar ao dos deputados e senadores, mas em uma menor área.

Entre as principais ações possíveis a um vereador, estão a criação, extinção e criar emendas para leis, o que deve acontecer sempre de modo a pessoa no público que representa e não naquilo que pode ser interessante para si de modo individual.

Atualizado em: 23/05/2022 na categoria: Profissões