» » Dia do Policial civil: Qual a data?

Dia do Policial civil: Qual a data?

Logo abaixo falaremos sobre o Dia do Policial Civil, uma data que certamente ocorre na sua cidade e merece ser melhor conhecida diante da importância desses profissionais. Confira e entenda melhor sobre:

 

Qual o Dia do Policial civil?

O Dia do Policial civil é uma celebração anual e por isso o dia marcado para as comemorações atreladas a profissão e suas práticas é o dia 21 de Abril, momento onde corporações se reúnem e celebram seus feitos, geralmente pensados sobretudo para o bem da sociedade.

Assim, é um dia marcado pela presença de homenagens, reconhecendo a importância dos policiais civis no nosso cotidiano e encontrando nisso uma oportunidade de agradecer pela forma positiva por meio da qual contribuem com a sociedade.

 

Origem do Dia do Policial civil

Não é por acaso que em 21 de Abril também é comemorado o dia de Tiradentes, pois essa figura, considerada por muitos como a de um herói nacional, é também o patrono das polícias civil e militar em nosso país.

E apesar de ainda não ser tão conhecida como deveria, o Dia do policial civil existe desde 29 de Abril de 1946 por meio da instituição do Decreto de Lei número de 9.208, tornando a data vigente em todo o âmbito nacional.

 

O que faz um Policial civil?

O trabalho de um policial civil é complexo e muito importante, considerando que em grande parte eles são os responsáveis pelas práticas investigativas no meio policial, buscando provas e autores de possíveis crimes.

Assim, com eles muitos casos são resolvidos, trazendo mais segurança para a sociedade por meio do encarceramento de delinquentes que, quando soltos, podem representar risco para demais membros da sociedade.

Atualizado em: 13/06/2022 na categoria: Profissões