» » Dia do mecanico: Quando acontece?

Dia do mecanico: Quando acontece?

Há diversas áreas profissionais de atuação e, de certo modo, grande parte delas acabam fazendo parte da nossa vida, contribuindo para a solução de problemas e apoio para que não aconteçam. Esse é o caso dos mecânimos e, logo abaixo, pode entender melhor sobre o dia deles:

 

Qual o Dia do mecânico?

No Brasil, o dia do mecânico é celebrado anualmente em 20 de Dezembro, quando uma vez por ano podemos parar para reconhecer de forma especial os esforços daqueles que nos ajudam em momentos necessários, facilitando nossa vida por meio de suas técnicas.

Apesar de não ser feriado nem mesmo ser uma data amplamente conhecida, ela carrega consigo detalhes que a fazem ser única, justamente pela importância desses profissionais e mais ainda, pela necessidade de se ter um dia para que sejam devidamente parabenizados.

 

Origem do Dia do mêcanico

O dia do mecânico surgiu sendo pensado originalmente nos mecânicos de carro, aqueles a quem recorremos para trocas de peça ou até mesmo descobrir problemas que fazem nossos carros pararem, por exemplo. Mas a cada dia ela se mostra mais abrangente, já que há um constante aumento na área de atuação desses profissionais.

É possível que o trabalho do mecânico seja voltado para a área aeronáutica e naval, ou até mesmo que foquem em questões estruturais no meio industrial. De toda maneira, seguem sendo essenciais para o bom funcionamento das máquinas e da sociedade.

 

O que faz um mecânico?

Os mecânicos trabalham diretamente com equipamentos e é comum que a gente recorra a eles apenas para a realização de reparos quando um problema já aconteceu, mas eles são fundamentais também para manutenções e modificações.

Além disso, fazem parte de etapas importantes para a constituição de segurança em um veículo. De acordo com dados da Central de Inteligência Automotiva, esses profissionais são responsáveis por cerca de 80% da atual frota de automóveis em nosso país.

Atualizado em: 23/05/2022 na categoria: Feriados