» » Dia do Engenheiro químico: Qual a data?

Dia do Engenheiro químico: Qual a data?

Há sempre um novo dia especial para ser marcado em nosso calendário e hoje falaremos especificamente do Dia do Engenheiro químico, data que envolve também importantes informações sobre a profissão. Confira:

 

Qual o Dia do Engenheiro químico?

Em todos os anos, separamos um único dia que merece ser especialmente celebrado por se referir ao Engenheiro químico. Estou falando de 20 de Setembro, data marcada por homenagens a esses profissionais que merecem muito do nosso reconhecimento.

Infelizmente tanto o dia quanto a profissão ainda não são muito reconhecidos, mesmo que sua importância seja fundamental para a eficácia de pontos que em grande parte norteiam nosso dia a dia. Por isso, essa é também uma oportunidade de conhecer mais sobre o Engenheiro químico.

 

Origem do Dia do Engenheiro químico

A Engenharia química existe historicamente desde o final do século XIX, sobretudo pelas novas demandas profissionais que surgiram a partir da Revolução Industrial. Contudo, não existe uma explicação específica para a escolha da data para essa celebração.

O que se sabe, contudo, é que ela representa uma grande vitória a esses profissionais que ainda recebem pouco reconhecimento, tendo tido a profissão do Engenheiro químico regulamentada apenas na segunda metade do século passado, em 1966, por meio da Lei Federal de número 5.194.

 

O que faz um Engenheiro químico?

Um Engenheiro químico está relacionado a diversas etapas de formação de um produto, agindo desde o seu desenvolvimento até a etapa de supervisão. No geral, possuem foco em substâncias que são derivadas de outras, como é o caso do petróleo, por exemplo.

Na prática, isso significa dizer que eles são os responsáveis por produtos que vão desde combustíveis até refrigerantes, passando ainda por artigos de limpeza ou outros relacionados a agricultura e construção civil. Assim, mesmo que não percebamos em primeiro momento, eles sempre estão presentes em nosso dia a dia.

Atualizado em: 13/06/2022 na categoria: Profissões