» » Dia do Engenheiro florestal: Quando é Celebrado?

Dia do Engenheiro florestal: Quando é Celebrado?

Hoje falaremos sobre o dia do Engenheiro florestal, uma data ainda pouco conhecida mas que reflete importantes considerações, como a necessidade de cuidar do nosso meio ambiente. Confira e entenda melhor:

 

Qual o Dia do Engenheiro florestal?

Já pode mandar na sua agenda que o dia do Engenheiro florestal é marcado pela data de 12 de Julho, sendo essa uma celebração anual muito importante por conta da sua capacidade levar um maior reconhecimento aos profissionais da área.

Marcada pela intenção de homenagear o Engenheiro florestal diante de sua importância para a sociedade, o dia surge como uma importante maneira da gente falar melhor sobre a profissão, ainda pouco reconhecida em sentido geral.

 

Origem do Dia do Engenheiro florestal

O surgimento dessa data, assim como acontece com outras sobre as quais já falamos aqui, está diretamente associado a religião, pois 12 de Julho não coincidentemente foi também o dia de morte de São João Gualberto, em 1073.

Muitos anos depois, já em 1952, esse Santo foi oficialmente intitulado pelo Papa Pio XII como o responsável pela proteção das florestas, refletindo assim a sua capacidade de cuidados com esse meio tão importante em nossa vida.

 

O que faz um Engenheiro florestal?

É o Engenheiro florestal o responsável pelos tratos dos mais diversos recursos naturais, buscando assim a melhora dos mesmos por meio de processos que envolvem tecnologia, inventários e sobretudo construções aliadas aos pontos anteriores.

Assim, eles cuidam para que a exploração dos bens naturais seja contida e o uso dos mesmos seja realizado de forma consciente, partindo de ideais baseados na ecologia, uma vez que a preservação da natureza contribui positivamente com nossa vida e é um dos grandes focos desse profissional.

Atualizado em: 06/07/2022 na categoria: Profissões