» » Dia do comerciante: Quando é celebrado?

Dia do comerciante: Quando é celebrado?

O comércio é muito forte em cada cidade do Brasil, mesmo que de modo distinto entre elas. Diante disso, é claro que haveria também o dia do comerciante, entenda tudo sobre a data logo abaixo e lembre de não deixar que ela passe em branco.

 

Qual o Dia do comerciante?

16 de Julho é o dia em que celebramos anualmente o dia do comerciante no calendário brasileiro. A data surgiu com a intenção de levar mais reconhecimento a esse grupo que trabalha incessantemente em quase todos os dias, incluindo feriados.

Por isso, é uma oportunidade especial de homenagear aos comerciantes das mais diversas áreas e fazer com que todos possam entender o quanto esse trabalho é valioso e fundamental para a manutenção das necessidades da nossa sociedade.

 

Origem do Dia do comerciante:

Curiosamente, 16 de Julho também é a data em que nasceu o Visconde de Cairu, considerado o Patrono do comércio brasileiro em decorrências das suas diversas contribuições para a área, trabalhando ativamente para a instauração de leis que beneficiassem o comércio do nosso país, tirando muita da autonomia que era dada a Portugal nesse sentido.

Por isso, em 26 de Outubro de 1953, foi originada a Lei de nº 2.048 que fez com que a gente passasse a celebrar oficialmente o Dia do comerciante na data que ainda é conhecida hoje. Há também um outro dia de representação da classe, o dia do comerciário, em 30 de Outubro.

 

O que faz um comerciante?

O comerciante é aquele que faz do comércio a sua ação de trabalho, participando de negócios que costumam envolver a venda de produtos, sendo possível entender o seu público alvo e o cativar para conquistar a sua fidelidade.

Há atualmente diversas subdivisões dentre os comerciantes, já que eles podem vender os mais diversos produtos, desde eletrônicos até roupas, passando por cosméticos, calçados, móveis e até mesmo instrumentos musicais, assim como muitas outras possibilidades.

É muito provável que você conheça um comerciante, considerando ainda que ele fazem parte do nosso dia a dia, por isso não esqueça de parabenizar a eles e agradecer por exercerem o seu trabalho de forma tão positiva.

Atualizado em: 23/05/2022 na categoria: Feriados