» » Dia do Assistente social

Dia do Assistente social

Em muitos dias do ano, podemos celebrar e homenagear cargos importantes da nossa sociedade, mesmo que eles não ganhem ainda o devido reconhecimento diante de suas ações. Exemplo disso é o Dia do Assistente social, confira:

 

Qual o Dia do Assistente social?

O dia do Assistente social é celebrado anualmente em 15 de Maio, uma comemoração que existe formalmente em nosso país e busca reconhecer o papel fundamental dessa profissão diante da nossa sociedade, marcada por uma conjuntura em grande parte carente de apoio a grupos vulneráveis.

Assim, com uma breve noção da importância da data, é importante também entender alguns dos aspectos ligados a ela, a exemplo de sua origem e também o que é desempenhado por esses profissionais.

 

Origem do Dia do Assistente social

O motivo relacionado a escolha da data é bem especial, isso porque foi justamente em 15 de Maio de 1962 que houve a regulamentação oficial do Assistente social enquanto uma profissão, passando a ser reconhecida de tal maneira em toda a esfera nacional.

Essa vitória foi dada por meio do Decreto de número 994, valendo a pena frisar que a partir desse momento foram criados também o Conselho Federal e os Regionais da Assistência social, espaço de trocas e apoio entre esses profissionais que ainda hoje buscam pela ampliação dos reconhecimentos diante de suas atividades.

 

Importância dos Assistentes sociais

O Assistente social, profissional que deve ter ao menos uma graduação no curso de Serviço social, é responsável por validar direitos básicos para os membros da nossa sociedade, como os que são relacionados as áreas da Educação, Saúde e também Direitos humanos.

Com isso, buscam assegurar os direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade, focando na melhora de qualidade de vida das mesmas e interferindo para que o papel do Estado seja devidamente cumprido, atendendo as demandas sociais com as quais lida de perto.

Atualizado em: 06/07/2022 na categoria: Profissões