» » Dia do Aposentado: Quando é Comemorado?

Dia do Aposentado: Quando é Comemorado?

Os aposentados representam parte importante do nosso país, tanto em uma análise do passado quanto do presente. Por isso, eles recebem um dia especial para si, os homenageando como merecem. Abaixo, conheça a data e sua origem:

 

Qual o Dia do Aposentado?

Pode abrir o calendário para marcar uma nova data, pois agora você sabe que o dia do Aposentado é celebrado em 24 de Janeiro. Essa é uma data anual que possui o claro intuito de homenagear a quem tanto trabalhou para alcançar esse posto.

Para entender a importância da data, precisamos também perceber toda a contribuição dos aposentados para com a nossa sociedade em tempos passados, alcançando agora a possibilidade merecida de descanso e proveito de tudo que já foi feito.

 

Origem do Dia do Aposentado

Em 24 de Janeiro de 1923 houve a aprovação da primeira lei pensada especificamente na previdência social em nosso país, uma ação ligada a autoria do então presidente da época, Artur Bernardes, por meio da Lei Eloy Chaves.

Esse momento foi muito importante para que houvesse evoluções no cenário da previdência social em nosso país, o que fez com que em 1981 fosse aprovada a Lei de número 6.926, estipulando oficialmente o dia 24 de Janeiro como o dia do Aposentado no Brasil.

 

O que é um Aposentado?

Chamamos de aposentado aquela pessoa que já não precisa necessariamente trabalhar, uma vez que é dado a ela o amparo financeiro do governo em retorno dos anos trabalhados, ou mesmo de reconhecimento de uma condição que não o permite trabalhar.

Nesse sentido, é importante frisar que atualmente há diversas motivos pelos quais alguém pode se tornar um aposentado. Dentre eles, estão a aposentadoria por idade, tempo de trabalho, invalidez e também a aposentadoria compulsória e especial.

Atualizado em: 23/05/2022 na categoria: Homenagens